segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Matéria Especial - Estudo Dirigido

Olá jovens padawans estudantes do acre. Mais uma vez aqui, pra comentar algo de grande impacto para todos, seja particular ou federal.

Não tem nada a ver com gripe suína ou aviária, muito menos DST's ou terrorismo.
O problema que nos aflinge se chama 'Estudo Dirigido.

Isso é apenas uma "tentativa de delícia" de fazer com que os alunos estejam preparados para avaliações nacionais e também para socialização dos acadêmicos.

E por que raios o Estudo Dirigido(vulgo ED) nos incomoda tanto?

Vamos fazer uma exemplificação. Eu, convido um amigo a fazer parte de um teste de remédios, que não causarão problema algum e muito menos será um incomodo, apenas um placebo*(claro que não diria o que realmente era). Mas ai eu começo a força-lo a tomar o remédio todos os semestres, e ai completo: "Se você não tomar uma vez a cada semestre, você MORRE!"

Tragico não?! Pois é, o ED funciona mais ou menos dessa forma.Lembro-me do meu 1º período em Psicologia, quando o Núcleo responsável pelo ED (NED dãã) nos fez uma visita, nos "convidando" a fazer o ED. Pouco tempo depois nos demos conta da cilada em que caimos, pois quem se recusa a fazer o ED, corre risco de até não ganhar o diploma.

E como funciona o ED? Assim, como falei no post anterior, não ha aulas, nem professores virtuais, apenas alguns exercícios online e uma prova semestral em sala de aula. Isso mesmo, como se não bastassem as provas do curso, ainda temos essa. E o detalhe mais cruel disso tudo, é que o tema da prova, nunca se trata de temas onde se pudesse ter uma discução boa. Exemplo: temas em circulação na mídia, capitalismo X socialismo(claro, na visão capitalista das coisas), temas abordados em novelas e interpretação de textos(que nem prova de português do ensino médio).

Aí pode vir um cara de qualquer lugar e dizer: "Óh, a faculdade tenta fazer com que os acadêmicos se formem falando e escrevendo direitinho ao invés deles escreverem ou falarem POBREMA, ou SPLITE(sprite, isso mesmo, aquele refrigerante)."

Engano seu...Pois TODOS os cursos têm que fazer, e a intenção do curso, é gastar menos com os alunos, e criar mais gastos pros alunos(claro né? dinheiro comanda ¬¬ ). Mas se faz um problemão desses pros alunos, por que não faz logo algo que esteja relacionado com o que ele esteja estudando?? Ou então por que não abre um curso de extensão "Português Culto" ou uma aula de português pra todas as turmas? Sério mesmo, incomoda você fazer uma prova sobre esses temas atuais, sendo que você ja tem uma sobrecarga enorme do seu curso. Poderiam ouvir os alunos, e procurar alternativas (sem ser pra Direito). Já pensou, quem cursar biologia, ver temas ligados ao que ele estuda, ou ao que faz sistemas de informação, ter um ED voltado para desenvolver softwares ou sobre a linguagem de programação que eles estão estudando?

Será que é tão dificil assim ouvir os alunos, ou até mesmo basear o ED no que eles estão estudando?

Mais uma incógnita que fica pairando em nossas cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário