sábado, 29 de agosto de 2009

Escola do Futuro!

Olá galera, mais uma vez venho aqui me expressar de maneira irreverente trazendo noticias importantes da nossa querida e amada terrinha(Acre).

Hoje após um encontro com amigos num show de rock, procuro nos jornais locais, algo de interessante e BAM! Me deparo com algo "assustador".

Escola do Futuro! Logo veio a imagem de computadores de última geração, emprego aos estudantes, alunos flutuando e tal. Leeenda! A escola consiste em construir o caráter político do sujeito, dando a massa(ou parte dela) uma formação ideológica de primeira. Não sei muito sobre o projeto, mas pelo que lí, seria algo interessante. Porque seria?

Simples. A "panela" que está por trás dessa escola, são os "comandantes" da vez, o Partido dos Trabalhadores(Vulgo PT). Segundo o presidente do PT/Ac , Leonardo de Brito, "a idéia é fazer um “choque de ideologia e ética”, além de fortalecer os laços de comprometimento político incondicional das novas gerações de líderes com os rumos do projeto político."

Galera, até concordo que haja uma formação política para jovens, para que não achem que só existe político corrupto, ou que movimentos sociais sejam coisas para malucos que não tem mais o que fazer. Mas calma aí, analisemos os fatos.
Se eles querem formar jovens lideres políticos, para movimentos estudantis, sociais e tudo mais, não precisa determinar qual partido seguir, nem influenciar para que pensem que só suas ideias que podem mudar o mundo.

Peço atenção para o seguinte: A ideia aqui não é ofender ninguém nem nada, nem partido algum, só não concordo com essa de formar cidadãos politicamente corretos, dentro de uma ideologia que PODE não ser boa para alguns.

E tem mais, a partir do momento em que você procura dar um "choque" de ética e ideologia, você inverte a ordem natural das coisas, onde o legal é aprender quebrando a cara.

Sou um líder de sala, e representante dos acadêmicos de psicologia da minha faculdade,e também sou defensor do "Vox populi, vox Dei", e tento fazer de tudo(ou tentava) pra que o coletivo estivesse ciente de tudo, e pronto para exigir seus direitos, mas não me apego a nenhum partido, pois TODOS, tentam colocar ideias forçadamente na sua cabeça. Mas como pregar liberdade e consciência coletiva se quem tem o poder(conhecimento) nos passa de maneira distorcida??

Mais uma vez falo, quando olhei "escola do futuro", realmente imaginei tudo que disse aqui, mas principalmente, imaginei algum lugar onde os alunos aprenderiam coisas como defesa pessoal, humanidades(filosofia, história, antropologia, sociologia), cultura, e até profissionalização e cursos técnicos.

Pra mudar o mundo, só ideias não bastam, pois no mundo capitalista que vivemos, o dinheiro ainda comanda, e querendo ou não, você é um ser humano, que precisa se alimentar, tem necessidades fisiológicas, e principal, precisa de cultura. Logo, se você tem dinheiro, pode ter tempo pra ter ideias sobre o social, caso não tenha(ainda), procure um jeito pra se manter, caso contrário, vira hippie.

A questão é, por que não é ensinado isso tudo na escola pública como deveria ser? Por que não se tenta formar cidadãos aptos a debater política nas salas de aula?

Porque conscientizando a massa jovem, o caos se instaura, mas mantendo três ou quatro líderes, que tenham o poder(conhecimento), fica mais fácil de lidar com a juventude!

Espero não ter ofendido ninguém, e caso tenha ofendido desculpas mil, beijos, abraços e boa noite!

Fonte: Pagina 20

Um comentário: