sexta-feira, 28 de agosto de 2009

10 maneiras de como NÃO agir numa manifestação estudantil.

Olá amigos, camaradas, etc. pode parecer estranho falar de como se deve agir (ou não) num mundo "maravilhoso" como este e com essa pseudo-liberdade de expressão. Mas a questão é, o que não deve ser feito na hora de reivindicar seus direitos em uma faculdade(seja federal ou particular). É, isso mesmo, você tem direitos(e deveres) em universidades públicas ou privadas(sem nenhuma alusão ao objeto de porcelana). Não que seja síndrome de Lady-Keyte, mas porra, dinheiro público está envolvido nisso tudo. O que você paga comprando o arroz, vai uma parte para pagar imposto, ou até seu IPTU, IPVA, Imposto de Renda, entre outras siglas e impostos. e no caso da particular, pior ainda, que pagamos duas vezes(duuuaas???). É, duas vezes amiguinhos, uma em forma de impostos, e a outra adivinha...nas mensalidades!

Resumindo, alunos de qualquer IES tem direitos!

Mas chega de papo e vamos ao que interessa...

10 maneiras de como não agir num 'protesto estudantil'



  1. Antes de tudo, procure, tire copias, re-leia o estatuto do aluno, regimento interno da faculdade, contrato com faculdade, e tudo que tiver algo sobre a vivência do aluno com a mesma.

  2. Se você for o lider do protesto, deixe claro, que você apenas é o porta-voz da galera, caso contrário, você pode ser um dos alunos mais mal-vistos tanto por professores como por alunos (vai por mim, ninguem gosta de baderneiros).

  3. NUNCA vá à coordenação pra dizer que ela está 100% errada,
    pois ela pode ter argumentos suficiêntes pra te transformar em cachorrinho dela.

  4. Quebrar tudo?? Jamais. assim que sair de sala pra reinvidicar algo, tente ser o mais tranquilo possível, pois até Che Guevara conseguia propagar o comunismo sem sair destruindo carros(y).

  5. Seja simpático, nada de cara feia. Isso mesmo, cara feia atrapalha qualquer tentativa de estabelecer um diálogo ou até mesmo uma resolução de problema(s).

  6. Estude, pois um aluno que só reclama, também tem que estudar, mostrar que merece seus direitos, cumprindo seus deveres. Então nao precisa ser o 100% motherfucker da sala, mas pelo menos se esforce pra não precisar reclamar com matérias pendentes!

  7. Não precisa ir toodo santo dia na coordenação pra encher o saco do(a) coordenador(a) até seu problema ser resolvido. Acredite, pessoas persistentes podem até conseguir algo, mas SEMPRE serão consideradas como loucas (vai por mim, de louco eu entendo um pouco :P).

  8. Caso tenha alguma reclamação que tenha procedência, tente estruturar algum manifesto escrito ou carta à coordenação e junte o maximo de assinaturas possível. Não adianta partir pra paralização de aulas, boicotes e greve. Até porque se fizer algo "escandaloso", sempre haverá uma notinha de esclarecimento pelo ocorrido e dizendo o que a IES tem ou fez pelos outros alunos.

  9. Procure falar e/ou escrever direito, não precisa ser um eximio linguista, mas pelo menos não solte um "ploblema" ou "probrema" em manifestos(tanto escritos como pronunciados). Isso pode causar uma Não-seriedade da parte de outros, e acabar dispersando o movimento.

  10. E por último, jamais chame a responsabilidade de tudo pra sí, organize reuniões com lideres de sala, etc. Mas tente não ser o único que reclama, que vê os problemas, e também não tente solucioná-los só com a força do pensamento ou com seus braços, pois um dia você pode ter dor de cabeça ou seus braços podem quebrar ;)


E é isso pessoal, seguindo esses 10 passos facílimos, quem sabe pode-se mudar algo até numa universidade federal, onde não exista coordenação!

2 comentários:

  1. Isso mesmo, Milton, desça o cacete neles, mas nunca perca a classe ^^

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk, tu tem cada uma! motherfoker é o que o Marco Luque fala *__________*
    Nháááá, me derreti, auahuahuauhauh!
    :*

    ResponderExcluir